terça-feira, 3 de junho de 2014

o comboio fantasma nazi

St Gilles, a principal prisão em Bruxelas, manteve mais de n/a prisioneiros de guerra. O comandante alemão da Bélgica, SS General Richard Jungclaus, ordenou que os prisioneiros enviados para a Alemanha. Em 1 de setembro de 1944, a Gestapo abarrotado de uma linha de carros de 20 bovinos, mais tarde apelidado o trem fantasma nazista, com centenas de belgas prisioneiros de guerra, aviadores aliados capturados, e fazer com que outros inimigos de nazista. O comboio foi ligado para campos na Alemanha. No entanto, graças aos esforços notáveis de uma organização clandestina conhecida como a linha do cometa, o comboio nunca chegou a solo alemão. Na verdade, o comboio nunca recebi muito além da estação de comboio de Bruxelas.

Plano de fundo

Até meados de 1944, Alemanha controlada da Europa Ocidental. Um grupo de resistência belga, a linha de cometa, foi formado para ajudar soldados e aviadores aliados. Maior controle alemão tornou trem seguro passagens difíceis para a linha Comet e outros na resistência belga. Paris, sede da linha cometa, foi descoberto pelos alemães e membros da resistência foram capturados. Mas, a resistência ficou um passo à frente da Gestapo em um plano que poderia salvar centenas de vidas.

Uma viagem sabotada

No primeiro, problemas motores e desorganizada empregados ferroviários causaram o trem não para mover-se da estação. Quando o chefe da estação assistente chegou na estação naquela manhã, ele descobriu o que estava acontecendo e ordenou que o trem parar. Um trabalhador ferroviário transmitiu uma mensagem para os aviadores capturados embalados em um dos carros de gado que eles não iria estar indo para a Alemanha, mas eles seriam liberados. Switches foram desconectados. Um engenheiro de trem, que estava trabalhando para a resistência, atirou-se fora do trem. A bomba de óleo foi rasgada fora. O abastecimento de água foi sabotado. Trem trilhas foram destruídas por explosivos. Trabalhadores Railway fizeram tudo ao seu alcance para assegurar que o trem não torná-lo para Alemanha. O comboio não conseguiu até agora.

Tragédia transforma-se em triunfo

O comboio foi desviado para outra cidade durante a noite depois que os alemães foram convencidos por ferroviários que o motor precisava de mais água. Como o trem sentou-se ainda em Muizen por dois dias, diplomatas de países neutrais tornou-se envolvido e defendeu com o SS gerais para retornar o trem para Bruxelas. Ele se recusou. Depois que as nações neutras ameaçaram que comboios hospital alemão escriturados soldados alemães feridos seriam destruídos, Jungclaus finalmente deu e enviado o trem para Bruxelas. O comboio voltou para Bruxelas Grande Ile estação para descobrir muitas horas mais tarde que Bruxelas tinham sido libertadas pelos britânicos. As portas do comboio com cautela foram forçadas abertas, liberando prisioneiros civis em primeiro lugar, após os aviadores, que desapareceu da cidade, livre de alemães.

Rescaldo

Por causa dos actos corajosos e arriscados da resistência belga dos trabalhadores e a linha de cometa, o comboio nunca chegou a campos alemães. Muitas vidas foram salvas, e quase 300 daqueles salvos segurança encontrada em Espanha com a ajuda da resistência francesa e Bélgica. Bélgica comemora este acontecimento histórico. Os aviadores, que serão sempre ligados por esse evento significativo, encontrado companheirismo e alguns permaneceram amigos ao longo da vida. Este evento da Segunda Guerra Mundial é apenas um dos muitos onde milhares de vidas foram salvas por pessoas corajosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário